quinta-feira, 13 de junho de 2013

Economia do dia a dia


Diariamente ouvimos notícias sobre oscilações na economia brasileira, e em muitos casos ficamos sem entender como um setor da economia que estava indo tão bem passa a ser o vilão do crescimento do país. Em outras ocasiões, notícias com termos muito técnicas e pouco aprofundadas, nos deixam confusos com relação a qual decisão tomar no momento de um investimento ou na busca de um financiamento. Sem contar as divergências de informações da mesma notícia. O leitor ficará abismado se comparar a mesma notícia veiculada em vários meios de comunicação. Já fizerem este teste?

A ideia da coluna “Economia do dia a dia” é trazer informações simples e direta, com um linguajar do dia a dia para os leitores da Seja Única. Informações para o consumidor comum ou para o pequeno e médio investidor de Itupeva e região. Está com dívida, onde buscar o crédito correto? Como consumir com responsabilidade? Os Juros estão subindo e agora o que acontece com o meu financiamento? Qual melhor investimento Bolsa de Valores, Fundo de Renda Fixa ou Fundo de Renda Imobiliária? Aliás, o que é Fundo de Renda Imobiliária mesmo?

Vamos iniciar com um tema simples guardar ou gastar dinheiro qual a melhor opção? Na verdade, consumir e poupar andam juntos. De um lado, abrir mão das coisas só para guardar dinheiro é quase como viver sem. De outro, buscar apenas a felicidade imediata pode dificultar maiores conquistas. O essencial é ter equilíbrio, em muitos casos o salário não chega ao final do mês, mas você já parou para analisar seus gastos? Você tem coisas recém-compradas que não usa mais? Vai as compras sem ter feito uma lista do que precisa – ou volta delas com mais itens do que previu? Sai para comprar algo e, se não encontra, traz outras coisas só para não voltar sem nada? Se você respondeu sim a estas perguntas é importante refletir sobre seu jeito de consumo. Tente dar o primeiro passo e mudar o jeito de comprar, avalie se uma nova compra cabe no orçamento, pesquise preços, cuidado para não comprar por impulso. No consumo consciente, a intenção não é deixar de comprar, mas usar bem o dinheiro. Assim, você não precisa correr a toda hora para cobrir buracos nas contas, evita estresse desnecessário e garante uma vida melhor.

Fernando Zaniratto

Economista formado pela PUC São Paulo e Especialista em Mercado Financeiro pela Universidade Mackenzie atua como Compliance Officer da Itaú Asset Management.

Nenhum comentário:

Postar um comentário