Nesta edição a revista Seja Única convidou 4 jovens antenados para que eles mostrem um pouco de suas ideias, ambições, e interesses. Nesta idade espelham tendências do mundo muito antes que os adultos, e suas personalidades em formação definirão a cara deste no qual habitamos em alguns anos. Realizado na sorveteria Milk-shake, passamos um fim de tarde agradável acompanhado de deliciosas guloseimas.
Seja Única: Quais são seus hobbies?
Beatriz: Gosto de sair, viajar, ir ao cinema, maquiar, amo fotografia e adoro fazer cupcakes!
Diogo: Ouvir uma boa música me relaxa muito, não vivo sem música. Gosto muito de sair com meus amigos também, não tem coisa melhor do que ter amigos. “Um bom amigo conhece suas melhores histórias. O melhor amigo viveu todas elas ao seu lado.”
Giovanna: Gosto de ler, usar a internet, conversar com os meus amigos, e ficar com a minha família.
Eduardo: Não existe exatamente uma coisa específica que eu goste mais de fazer, porém sair com meus amigos, ler livros e ficar na internet são as três coisas que mais faço.
Seja Única: Em qual ano está? Já pensa em curso universitário? Qual?
Giovanna: Gosto de ler, usar a internet, conversar com os meus amigos, e ficar com a minha família.
Eduardo: Não existe exatamente uma coisa específica que eu goste mais de fazer, porém sair com meus amigos, ler livros e ficar na internet são as três coisas que mais faço.
Seja Única: Em qual ano está? Já pensa em curso universitário? Qual?
Beatriz: Estou cursando o 3º ano do ensino médio, e, quanto aos cursos, penso em vários! Não sou indecisa, mas eu gosto de muita coisa ao mesmo tempo, sabe? Na verdade eu sempre acreditei que iria cursar Publicidade e Propaganda, mas parece que quanto mais chega a hora de você decidir,
mais opções você considera. Já considerei Nutrição, Jornalismo, Direito, e por aí vai.
Diogo: Também estou no 3o ano do ensino médio. Penso em Arquitetura, mas não sei ao certo o que quero. Estou pesquisando diversas áreas, sou muito indeciso sobre a escolha. Mas até lá espero já ter tomado uma decisão.
Giovanna: Penso em fazer faculdade de Jornalismo ou Nutrição, mas ainda estou em dúvida.
Eduardo: Atualmente não estou estudando em nenhuma instituição de ensino. Apenas estudo em casa para que eu possa prestar vestibular no fim do ano. Sempre estive em dúvida entre os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Letras. O último, eu só faria para que eu pudesse me tornar um escritor, mas muitos me aconselharam que para escrever não preciso fazer uma faculdade de Letras. Já entre os outros três, não tenho uma escolha definida. Mesmo assim Engenharia Civil e Arquitetura são prioridades em minha vida.
Seja Única: Você passa muito tempo nas redes sociais? Como tira proveito dessas horas?
Beatriz: Passo ! Eu sou muito ligada nessas coisas. Tenho Twitter, facebook, tumblr, instagram, flickr, pinterest... A maior parte do tempo que fico nas redes sociais eu fico as atualizando ou lendo. Pra evitar o vício desnecessário eu procuro seguir paginas de curiosidades e informações.
Diogo: Sim, acho que 5 horas por dia devo ficar, eu sou muito curioso e vivo aprendendo coisas, não vivo só no face e essas coisas... Acho que internet não é feita só pra isso, faço muita pesquisa também
entre outras coisas.
Giovanna: Fico bastante tempo na internet. Utilizo essas redes para conversar com meus amigos,
me manter informada e atualizada sobre os acontecimentos do mundo, e ainda para estudar.
Eduardo: Atualmente, já que não estou trabalhando, passo mais tempo nas redes sociais do que eu deveria. Como eu tiro proveito? Olha, faço diversas coisas quando estou na internet. Uma parte do tempo passo falando com meus amigos e também fazendo amizade em alguns fóruns. No facebook, além de ficar curtindo fotos e compartilhando, gosto muito de ficar sabendo sobre eventos ou alertas que meus amigos publicam. Algumas vezes posto alguma coisa no twitter, apenas para não perder o costume, além de me atualizar sobre os próprios fatos da internet (vídeos, notícias e etc.). Em outras ocasiões me dedico a visitar sites para comprar livros, assim fico atento sobre novos autores ou livros de autores que já conheço. Fora as redes sociais, também passo meu tempo em jogos de RPG, assistindo séries estrangeiras ou em sites que possam me auxiliar na minha vida acadêmica, como o Guia do Estudante.
Seja Única: As práticas de bullying, tão comum nos dias de hoje, afetam ou afetaram você na escola em algum momento?
Beatriz: Sempre foram de me apelidar por ser alta e magra, mas como eu levava tudo na brincadeira apelidava todo mundo também. Eu continuo alta e magra, mas transformei isso em trabalho. Tudo que acontece conosco temos que tirar proveito, independente de ser bom ou ruim.
Diogo: Acho que todos nos já sofremos algum tipo de “bullying”, quando era mais novo sofri, mas não eram tão perversos quantos esses que a mídia mostra. Não sou traumatizado nem nada, isso só me fez crescer como pessoa e me tornar melhor, também não tenho ódio da pessoa e nem nada.
Só acho que essas pessoas sofrem mais que nos, e tenta descontar nas outras e isso é injusto.
Giovanna: Não, nunca sofri bullying.
Eduardo: Quando eu entrei para a quinta série, em uma escola nova, tive que enfrentar “zoações” sobre meu peso durante algum tempo. Mas eu não considero o que eu sofri como bullying, exatamente por não ter entrado em depressão ou me recusado a ir à escola. Então, acho que isso nunca realmente me afetou. Como é sua relação com sua família? Você tem vontade de viver sozinho(a)?
Seja Única: Como é sua relação com sua família? Você tem vontade de viver sozinho?
Beatriz: É ótima, moro com a minha mãe e com o meu irmão, que é mais novo que eu. No futuro eu tenho vontade de viver sozinha, ser responsável e cuidar das minhas próprias coisas.
Diogo: Muito boa, moro com meus pais e meu irmão mais velho Diego, 22. Amo minha família e Deus acima de tudo, pra mim eles são tudo e agradeço Deus por ter me dado ela. Tenho, sempre quis ser independente e meu sonho é ter meu apartamento e morar sozinho e ter minhas próprias coisas.
E sempre quis ter meu próprio negocio também.
Giovanna: Me dou muito bem com minha família. Não vivo sem eles, mas penso em morar sozinha futuramente.
Eduardo: Minha relação com minha família é normal, como todas as outras tenho momentos bons e ruins. Sou muito apegado a eles, principalmente a minha mãe. Sim, meu sonho é poder morar sozinho durante um tempo e de preferência em outra cidade. Acho que quando eu conseguir isso irei aprender a dar valor ao dinheiro, à família, entre outras coisas. Além disso crescerei como pessoa. É o que eu acho.
Seja Única: Você acha que consegue viver com entusiasmo, sem deixar as responsabilidades e o discernimento
de lado?
Beatriz: É o que minha mãe procura me passar e eu procuro fazer. Gosto muito de sair, ir pra balada, show, etc. E pra eu “conseguir” ir a esses lugares, a condição é eu ser responsável com a escola e com meus afazeres. Isso é algo bom, é um incentivo e me ajuda a ser mais focada em relação aos meu deveres.
Diogo: Sim, temos que ter nossas responsabilidades mesmo sendo jovens, temos que ter
nossas escolhas e não fazer e depois pensar.
Giovanna: Consigo, é possível fazer um equilíbrio em viver a minha vida entusiasmada e me divertir com responsabilidade e discernimento, isso é uma coisa controlada por nós mesmos e que se houver esforço conseguimos fazer.
Eduardo: Claro que sim. O entusiasmo é necessário para tudo, se não viveríamos de forma monótona e sem perspectivas, porém é necessário balancear esse entusiasmo com responsabilidade e discernimento para não nos perdermos e tomarmos outros rumos.
Eduardo Batz
Nenhum comentário:
Postar um comentário